O Instituto Lucas Silveira Barreto é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que prima pela estruturação e reestruturação da família, a prevenção, tratamento e recuperação do dependente de substâncias psicoativas, com objetivo de resgatar a cidadania e promover a reinserção social, educacional e familiar do dependente.

O Instituto realiza Acolhimento Institucional a adolescentes masculinos, de 12 a 18 anos incompletos, com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, que necessitem de auxílio profissional especializado para se reestruturar e assumir o controle de suas vidas, e recuperar sua cidadania.

A missão do Instituto é “acolher com afeto, resgatar com compromisso e tratar com responsabilidade”. Com novos métodos e tecnologias, o Instituto revolucionou a forma de tratar a dependência química, com a Metodologia embasada na Neurociênica, na Terapia Cognitivo-Comportamental e Multifocal, e nas técnicas da Psicopedagogia.

O Instituto Lucas Silveira Barreto conta com uma Equipe Multidisciplinar formada por Psiquiatra, Neurologista, Psicólogos, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Professores e Educadores, visado a qualidade e o profissionalismo do atendimento.

O Instituto Lucas Silveira Barreto, com área total de 12 mil m², oferece a seguinte estrutura: Quartos coletivos e arejados com armários embutidos; Banheiros adequados; Refeitório; Sala de Aula e Atividades de Oficina de Estudos; Piscina para educação física e lazer educativo; Campo de Futebol; Extensa área verde para a prática de Horticultura;

O atendimento a esses residentes é no regime de residência (interno), no período de 12 meses, com projeto denominado REESTRUTURAÇÃO TOTAL (R.T.), fundamentado em um cronograma de atividades com Conscientização, Psicoterapia em grupo e individual, Terapia Ocupacional, Apoio Pedagógico, atividades lúdicas, recreativas e esportivas para desenvolvimento das múltiplas inteligências.

Nesse período a família participará de palestras e atividades para ser conscientizada da necessidade de fazer parte do programa de tratamento e recuperação do dependente químico. É fundamental que a família reconheça a importância da sua participação no tratamento do residente, como um momento de refazer a harmonia familiar e os laços afetivos.

“A semente dorme na terra e guarda seu segredo, seu propósito.
Germinará no tempo certo, quando chover ou quando um homem, instrumento de Deus, der a ela água e amor.”  Wilson Borges Júnior