APOIO PEDAG√ďGICO

O Instituto Silveira Barreto desenvolve semanalmente o projeto de educação informal através de oficinas de estudo de português, matemática, história, geografia e ciências, com o objetivo de possibilitar aos residentes a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades, talentos, habilidades e formação cidadã. Essas oficinas de estudo semanais contribuem para facilitar a inserção, reinserção e permanência do residente no sistema educacional e no convívio com a família longe das drogas. Essas atividades estimula o desenvolvimento cognitivo e oportuniza o acesso do residente, pós-internação, ao universo do conhecimento, com vistas à continuidade de seu desenvolvimento intelectual, moral, psicológico e social.



ESPORTE

Semanalmente os residentes fazem exerc√≠cios f√≠sicos, caminhadas, nata√ß√£o e jogos de campo. O exerc√≠cio f√≠sico, aer√≥bico e anaer√≥bico, bem direcionado e embasado em par√Ęmetros cient√≠ficos, atua como importante elo terap√™utico ao intervir no corpo durante todo o processo de recupera√ß√£o, liberando subst√Ęncias (como a endorfina), respons√°veis pela sensa√ß√£o de prazer, melhorando o humor e reduzindo o estresse. Melhora tamb√©m o relacionamento social, resgata a autoestima, elimina toxinas e melhora as condi√ß√Ķes musculoesquel√©ticas e cardiocirculat√≥rias.



ARTE TERAPIA

Semanalmente, os residentes participam de oficinas de arte terapia que constitui um instrumento facilitador no processo terap√™utico. Essas oficinas ocorrem em grupo ou individual conjugadas a um trabalho verbal, tendo como finalidade criar um espa√ßo para a express√£o criativa, a comunica√ß√£o, o contato com potenciais da personalidade em seus aspectos, cognitivo, emocional e sens√≥rio atrav√©s dos √≥rg√£os do sentido (vis√£o, audi√ß√£o, tato, olfato, paladar), favorecendo a integra√ß√£o de conte√ļdos emocionais despotencializando a atua√ß√£o aut√īnoma/negativa desses conte√ļdos na personalidade trazendo maior harmonia, sa√ļde f√≠sica e emocional para a realiza√ß√£o de metas construtivas.

TERAPIA OCUPACIONAL

O tratamento nas Comunidades Terap√™uticas √© baseado na conviv√™ncia entre os pares, onde cada paciente √© respons√°vel por sua recupera√ß√£o e pela recupera√ß√£o do grupo, formando um movimento de auto-ajuda-m√ļtua. A terapia ocupacional por meio das atividades tem como objetivo, ampliar e gerar a consci√™ncia nos participantes acerca de suas vidas, reabilitar e estimular a realiza√ß√£o de tarefas cotidianas e estimular o mesmo na reinser√ß√£o na sociedade atrav√©s de estrutura√ß√£o da rotina e reconstru√ß√£o da cidadania, considerando de fundamental import√Ęncia a capacita√ß√£o e/ou retorno profissional.



RESGATE A CIDADANIA

O Projeto ‚ÄúResgate de Cidadania‚ÄĚ √© realizado aos residentes internados no Instituto Lucas Silveira Barreto. Ao passar pela Triagem, quando o residente n√£o possui documentos como: RG, CPF, Cart√£o do Sistema √önico de Sa√ļde (SUS) e Carteira de Trabalho, o Instituto leva os residentes aos √≥rg√£os p√ļblicos competentes para que os mesmos sejam providenciados. O objetivo deste projeto √© resgatar a cidadania do residente e possibilitar que ele retome e se envolva na participa√ß√£o da vida p√ļblica, da sociedade e do mundo do trabalho. Este projeto promove nos residentes o sentimento de cuidado e conserva√ß√£o dos documentos, e tamb√©m desenvolve a conscientiza√ß√£o da necessidade desses documentos para exercer a cidadania.

REUNIÃO FAMILIAR

Uma vez por m√™s, a partir das nove horas da manh√£, a fam√≠lia vem ao Instituto Silveira Barreto para passar o dia com o residente, onde desenvolve atividades para resgatar o afeto, o companheirismo, a solidariedade, fortalecer os la√ßos de fam√≠lia. As reuni√Ķes familiares t√™m como objetivo refazer os la√ßos familiares, desgastados durante o processo de drogadic√ß√£o.



HORTICULTURA SUSTENT√ĀVEL

O Instituto Silveira Barreto o projeto ‚ÄúHorticultura Sustent√°vel‚ÄĚ, que tem como objetivo: trabalhar e desenvolver a socializa√ß√£o com o trabalho em parceria; a coopera√ß√£o em projetos coletivos; estimular os sentidos da concentra√ß√£o e criatividade; reconstruir a no√ß√£o de "cuidado" entre si e o outro.



PADARIA ARTESANAL

Em 2015, com a ajuda e o apoio do Fundo Social do Estado de São Paulo, o Instituto iniciará cursos de capacitação para Padaria, com a produção de dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.